Como funciona o sistema ERP

Os sistemas ERP funcionam para integrar a inteligência dos departamentos da empresa através de um software de gestão empresarial. Esta integração acontece através de diversos módulos e processos de negócio, mas afinal, como funciona o sistema erp?

Tecnologia

O princípio de seu funcionamento está na estrutura de ti da empresa. Ela precisa ser robusta e diversificada, com vários componentes que facilitam o armazenamento e a transmissão rápida dos dados guardados para diversos computadores. O Sistema ERP na maioria das vezes é implementado em um servidor de aplicação que alimenta os serviços de tempo de execução e conexões do banco de dados da empresa.

O servidor de aplicação, juntamente com outros componentes essenciais, como um servidor Web e um servidor de gerenciamento de identidade, se enquadra na categoria de middleware. Dependendo da capacidade necessária, a base de dados pode ser agrupado com diversas instâncias de banco tendo-se a carga. Todas estas considerações pode fazer um sistema ERP corporativo e sua infraestrutura de apoio muito grande e complexo.

Quando o servidor de aplicação se integra com outros sistemas como servidor web e um servidor de gerenciamento de identidade, sua categoria passa de servidor de aplicação para middleware. A categoria da aplicação e suas devidas integrações podem tornar a infraestrutura e a também a implementação do sistema erp muito complexa.

Depois de compreender como funciona o sistema erp no quesito tecnologia, vamos entender como funcionam os módulos: 

Módulos

Subdividido em vários módulos como:

  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Fluxo de caixa;
  • Contabilidade;
  • RH;
  • CRM;
  • etc;

Cada módulo representa um setor de funcionamento da empresa, os quais integram-se naturalmente dentro da gestão da empresa. O sistema erp neste caso atua para consolidar esta integração de maneira automatizada e inteligente.

Desta maneira o ERP pode ser representado por um fluxo infinito de interações entre cada módulo através da entrada ou saída de dados e bens.

Exemplo de como funciona um sistema erp em 5 passos

 1º Passo: Empresa recebe mercadoria (módulo de compra e módulo fluxo de caixa)

2º Passo: Empresa guarda mercadoria em estoque (modulo de estoque)

3º Passo: Estoque avisa que há quantidade “X” de produto para venda (módulo estoque e módulo de venda)

4ª Passo: Cliente compra mercadoria e empresa emite nota fiscal (módulo de venda e módulo contabilidade)

5º Passo: Nota fiscal é guardada no sistema e produto é enviado ao cliente (módulo de logística, estoque e contabilidade)

Esperamos ter ajudado os leitores a entender como funciona o sistema erp. Se tiver alguma dúvida ou sugestão para este artigo deixe uma mensagem na seção de comentários.