Se você pretende contar com estratégias fortes para trabalhar no crescimento de seu negócio, alguns sistemas e práticas podem ser úteis na sua atividade. Para implementar um ERP, por exemplo, algumas dicas básicas podem favorecer no seu desenvolvimento.

Confira esses nove palpites e busque pelo sucesso:

Implantação de ERP – Como começar 

Um sistema ERP para uma indústria não é uma escolha simples e não deve ser tratada como um produto que você pega na prateleira do supermercado e instala nos computadores da sua fábrica. A implantação de um erp é um processo complexo e, se não for tratada com devida prioridade pelo CIO ou pelo departamento de TI pode gerar vários problemas para toda a organização.

Busque por suporte de gestores superiores 

Você não precisa saber tudo sobre um novo sistema ou sobre seus planejamentos, mas é uma boa ideia considerar o envolvimento de gestores com experiência nesse tipo de sistema para implementar um ERP.

Aponte claramente seus requisitos antes de buscar fornecedores 

A melhor ideia ao começar seu projeto com sistemas ERP é manter os pés no chão e buscar pelas opções adequadas aos seus fins e aos seus recursos. Definindo bem especificamente o que você pretende e detalhando suas ideias, você pode encontrar alternativas de qualidade.

Não se esqueça da mobilidade

A mobilidade tem tomado conta das indústrias, portanto, é importante promover a acessibilidade, soluções em tempo real e a produtividade, considerando o trabalho com smartphones e tablets.

Avalie atentamente todas as suas opções antes de escolher um sistema

Antes de implementar um sistema no seu negócio, busque por vários modelos ERP e busque deixar claros os requisitos que você busca. Faça a seleção do modelo ideal aos seus objetivos a partir de custos, recursos, ideias e objetivos, considerando o custo-benefício ao adquirir um sistema desse estilo ao seu empreendimento.

Busque por referências

Na busca por soluções com sistemas ERP, é importante buscar referências entre o que deu de certo, errado ou diferenciado com colegas ou outros fornecedores. Considere referências confiáveis, buscando pessoas experientes e interessadas que possam esclarecer suas dúvidas e ajudar na indicação de meios responsáveis.

Pense antes de personalizar

A customização e configuração de sistemas ERP é necessária para adequar estes projetos às necessidades de cada empresa, mas é importante analisar custos, estratégias e até suas próprias iniciativas quanto ao projeto. Considere vários requisitos antes de pensar em personalizar, trabalhando com estabilidade.

Organize mudanças na gestão

Os projetos ERP facilitam à mudança na estrutura das organizações, impactando na cultura da companhia e na sua comunicação interna. Para evitar problemas nos processos relacionados, trabalhe com profissionais capacitados e administre as funções com um direcionamento mais descritivo para implementar seu ERP de maneira correta, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos operacionais e gerencias.

Trabalhe com uma equipe capacitada ligada ao sistema

Apontar um profissional para tomar conta do projeto, além de uma equipe que possa ajuda-lo na organização do trabalho, é essencial. Essa pessoa será a grande responsável por coletar requisitos da empresa, aprender cada face do sistema, trabalhar na conversão, coordenação, no treinamento e na ação do sistema, além de transmitir tudo isso no contato com a equipe.

Providencie tempo e recursos para treinamento com o ERP

Aprender novos modelos de operação pode acabar requerendo tempo e comprometimento dos profissionais envolvidos, portanto é importante demonstrar aos seus empregados os objetivos e processos necessários ao seu alcance.

Identifique as necessidades de cada departamento e trabalhe treinamentos efetivos em cada setor, garantindo efetividade em várias funções relacionadas ao sistema e ao seu funcionamento.

O que melhora na empresa com a implementação de ERP ?

A implantação de um sistema ERP proporciona centenas de vantagens para uma organização, entre elas está a maior confiabilidade dos dados capturados e gerenciados, atualizados em tempo real evitando o retrabalho dos colaboradores.

Ao agilizar e padronizar todos os processos de venda, produção, compras, controle de estoque, faturamento e recebimentos e pagamentos, a empresa tem os dados necessários para planejar, diminuir custos e melhorar os processos de produção. O tempo e o processo de tomada de decisão também ganha nova dinâmica devido a confiabilidade e rapidez na obtenção de dados.

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre implantação de ERP. Qualquer outra dúvida sobre o assunto baixe nosso Guia Completo De Implantação de ERP para grandes empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *