O Planejamento de Recurso Corporativo, ou ERP (Enterprise Resource Planning), atualmente, é um quesito de necessidade para todos os empreendedores, incluindo os que possuem empresas de porte menor. É importante, para a compreensão sobre o assunto a fim de promover a melhor escolha do ERP para empresas de pequeno porte.

Quais são os requisitos para que seu negócio continue em funcionamento?

Acontece a mesma situação para vários empreendedores: eles, de fato, conseguem atingir um capital de início para a abertura da empresa, porém, por não terem realizado uma busca de mercado coerente, o negócio acaba falindo em menos de, geralmente, três anos. Algumas pesquisas destacadas pelo IBGE, demonstram que essa é a média de estabilidade de um negócio de porte pequeno.

Um dos grandes motivos para que as empresas não dêem certo, é a pesquisa de mercado não realizada pelos empreendedores. O fato é que essas novas personalidades têm uma grande oportunidade para alcançar o sucesso, em diversos trechos de mercado. Contudo, a necessidade básica é compreender um pouco de marketing e administração para que esses conhecimentos caminhem junto com o progresso da empresa.

Uma boa produção, apenas, não irá alavancar o negócio, visto que existem diversas outras empresas concorrentes. É por isso, que a empresa precisa contar com algum diferencial, prestando atenção em qual será seu público alvo, produzindo um marketing que seja, imprescindivelmente, efetivo. Entretanto, há muitos pontos importantes a serem pensados, como um bom gerenciamento do empresa, por exemplo.

Qual a importância de um bom gerenciamento empresarial?

Tanto a gestão quanto um ótimo gerenciamento são essenciais para o progresso de seu negócio. Na rotina diária, é importante que tudo esteja em prática de modo harmonioso e competente. O contrato de funcionários habilitados, a venda dos produtos pretendido, os serviços estrategicamente de fácil acesso aos clientes, e ainda o tempo de escritório, são fatores que devem ser cuidados de várias formas.

Para que todos os critérios atinjam as metas pretendidas, há a necessidade de uma gerência apta à liderança de equipes com funcionários também aptos ao desenvolvimento de seus cargos. Ou seja, os profissionais do setor financeiro devem conhecer os trâmites requisitados para o pagamento de impostos em data correta, e, ainda, o setor de compras necessita saber quais as matérias primas, entre outros.

São diversas as tarefas compostas em um negócio, muito além da venda ou compra de materiais para esse processo. Portanto, é necessário que se conheça, pelo menos, o básico de elementos administrativos, a fim de realizar projeções, análises e alguns levantamentos a respeito da empresa. É também necessário ter o conhecimento sobre o mercado em que se pretende alcançar, e ainda preparar-se para as possibilidades esperadas, aprendendo com fatos anteriores.

De que modo adotamos uma gestão de eficiência da empresa?

Ainda que a sua empresa tenha funcionários habilitados e capazes de um trabalho excepcional, o fluxo de informação que caminha pelo negócio, ainda que pequeno, é, geralmente, muito grande. Portanto, eles necessitam do auxílio de suporte e táticas coerentes para a gestão do negócio. O ERP online, com certeza, é uma dessas ferramentas.

Ele atua como um sistema de automação comercial, que possibilita a todos os setores do seu negócio, a comunicação através de estatísticas informativas. Atualmente, a necessidade da empresa não se limita a apenas bons profissionais com acesso a computadores. Ambos precisam estar conectados a um sistema de gestão.

Dessa forma, há a possibilidade de ter um banco de dado e diversos recursos para que ocorra a atualização dos dados, acessados quando necessário. Ao se implantar isso, todos os setores da empresa ganham benefícios. O setor de vendas conhece a produção estocada para a venda, e a parte financeira recolhe as estatísticas para a geração de possíveis boletos.

Ao tempo disso, o estoque informa o quantitativo de produtos que saíram para venda e estipula uma nova quantidade a ser reposta. Por isso, são diversas as funcionalidades de um ERP.

Fatores que auxiliam o recolhimento de um ótimo ERP para o seu negócio

Pequenos negócios e grandes corporativas têm pontos necessários que divergem entre a primeira e a outra empresa. Portanto, um microempreendedor não necessita de grandes custos de um ERP realizado para grandes empresas. Ao optar pelo sistema integrado de gestão da empresa com melhor adequação ao seu negócio, é imprescindível que o conheça claramente.

Ao analisar as funcionalidades, os custos, a ferramenta de suporte e o que mais disponibiliza o seu negócio, há a possibilidade de escolher um ERP que corresponda as exigências da empresa e da sua disposição bancária.

Isso significa que, ao promover a definição daquilo que é ideal para a sua empresa, o seu sistema deve ter exatamente aquilo que utilizará para ela, sem gastar mais com itens que não lhe serão úteis.

Qual o Melhor sistema erp para pequenas empresas?

Gerir e micro e pequenas empresas é um desafio diário. Independente do mercado de atuação, tratar com colaboradores, clientes, captação de negócios, finanças e gestão ao mesmo tempo pode levar gestores a grandes momentos de estresse. Dentro de grandes corporações um sistema erp influencia diretamente na qualidade da gestão e pouco a pouco os sistemas de erp para pequenas empresas estão tomando conta do mercado.

Em um cenário tomado em sua maioria por planilhas de excel,  programas de erp para pequenas empresas têm se mostrado eficazes na gestão de processos e trazido retorno de investimento positivo para dezenas de pequenos empreendimentos. Com a ajuda do tecnologia cloud computing, os sistemas de erp se tornam ano a ano cada vez mais acessíveis, ágeis e modernos.

Diferente das planilhas ou softwares antigos, a nova geração de sistemas erp são atualizados constantemente e não ocupam um lugar físico nos computadores da empresa. Com acesso através de login e senha, surgem os sistemas de erp online que podem ser acessados de qualquer computador, tablete ou smartphone do mundo que tenha acesso a internet. O sistema multiusuários também oferece mais segurança pois pode privar usuários de acessar certos módulos de seu erp como finanças e dados dos clientes, deixando sua empresa mais segura contra colaboradores mal intencionados.

Ou seja, com a evolução da tecnologia, os sistemas erp para pequenas empresas ficam cada vez mais simples de serem instalados e cada vez mais fáceis para se utilizar e customizar.

Vantagens de ERP para pequenas empresas

Segurança: não há perigo de queimar um computador ou até mesmo ter ele roubado. Com um sistema erp todos os seus dados ficam guardados na nuvem de maneira altamente segura e você pode acessa-los sempre que quiser, de qualquer dispositivo, através de uma senha de acesso.

Painel de informações: Através de um só painel, você conseguirá visualizar todos os KPI (Indicadores de desempenho) da sua empresa, saber quais setores estão melhorando, comparar dados com meses anteriores, exportar relatórios e tomar decisões rápidas.

Otimização de processos: ao reunir todos os dados da sua empresa, você consegue visualizar os processo de venda, atendimento ao cliente, finanças e muitos outros de maneira mais fluida e simplificada. Desta maneira as pequenas empresas eliminam inputs manuais de relatórios e resultados e o gestor consegue interpretar dados e tomar decisões de maneira mais rápida.

Para mais informações acesse sistema erp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *